E ai galera, tudo beleza ? Antes de começar esse post explicando como foi a minha experiência pela primeira vez no startup weekend, vamos explicar que evento encantador é esse ? Continua aqui !!!

O startup weekend é um  evento de imersão em que empreendedores e aspirantes a empreendedores são desafiados a desenvolver suas ideias de Startups em busca de modelos de negócios viáveis.

O SW segue um modelo em que qualquer pessoa é bem-vinda para expor a sua ideia de Startup e receber feedback dos outros participantes. Através de votação os próprios participantes escolhem as melhores ideias e as equipe são formadas em torno delas, a partir daí são 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O fim de semana termina com a apresentação dos avanços alcançados por cada startup a um time de jurados, formado por empreendedores de sucesso e profissionais da área de inovação, que avaliam os negócios estruturados e seus potenciais de crescimento. O evento contará ainda com a participação de mentores, oradores, investidores, da mídia local e muito mais. ( texto retirado da página do SW)

Sentiram a pressão ?!! Agora chega mais pra saber mais de quem experimentou essa loucura do bem!

Pra começar eu nem iria ao evento, mas a vida vai dando tantos direcionamentos que acabei parando ali. Sim, eu tinha uma ideia. Mas essa ideia foi muito pensada, avaliada por amigos e pesquisadas por futuros clientes.

O evento teve início na noite de sexta. Comecei a ver aquela galera lá e imaginar o quanto de gente iria apresentar ideias boas. Eu não tinha treinado mais o pitch. Estava decidida que não apresentaria mais. Muita gente, muito nervosismo, microfone. NÃO ! literalmente NÃO !

Mas…….. sim…surgiu aquela coisinha chamada “DINÂMICA EM GRUPO”. Sério mesmo isso, cara ? Me separaram das únicas duas pessoas que foram comigo para o evento. Agora já era  ! Vou ter que fingir naturalidade rsrs

Bem, hoje posso afirmar com toda certeza, que só apresentei a minha ideia por causa dessa dinâmica. Isso realmente funciona. (Ufa !) e creio que só por ela muitas outras pessoas também apresentaram.

Apresentei minha ideia, quase por ultimo, e após isso, rolou a votação da galera em todos os pitchs. Os 12 mais votados iriam ser trabalhados naquele final de semana. E ADIVINHA ?!!! O meu foiiii ( é, eu também não acreditei).

Depois disso, hora de montar a equipe !!! eu precisa de QUALQUER PESSOA que estivesse afim haha Montei minha equipe sem conhecer ninguém ! E fomos para uma sala já para tratar do assunto e nos conhecermos melhor. A sexta foi basicamente isso.

No sábado, chegamos cedo e assistimos uma palestra sobre validação de ideias. Até ali, eu só queria começar a correr com a nossa ideia. Parecia tudo tranquilo até que a nossa validação começa a dar negativa ! sim, criamos e enviamos um formulário com perguntas referente à nossa ideia e simplesmente o nosso público-alvo não tinha problemas. Além disso, algumas pessoas que estavam no evento começaram a falar de uma “pastilha com enzima” que solucionava o problema delas. Pronto. literalmente o nosso chão se abriu. ( Nossa ideia era voltada para pessoas que possuem restrição alimentar (intolerância a lactose, glúten e etc.)). A partir daí, quando parecia que tínhamos resolvido uma ponta, a outra tinha se soltado. E isso foi ao longo de todo o sábado ! é uma tensão que a gente simplesmente não conseguia parar. Os mentores nos questionavam, nos pressionavam e nos tiravam da zona de conforto o TEMPO  TODO ! Ou a gente encontrava a solução do nosso problema ou não conseguiríamos apresentar nada no domingo. Saímos de lá por volta das 3 horas da madruga. Para acalmar 10 centavos, o nosso novo formulário estava correspondendo as nossas expectativas (positivas, ufa!)

O que aprendemos desse sábado ? Que uma ideia é só uma ideia se você não colocá-la em prática ! Se você  não tiver uma equipe boa. MUITO BOA MESMO ! É essencial ter pessoas com a mesma fome e vontade que você. Nisso tivemos sorte. Além disso, é preciso aprender com os erros, não se abater, aceitar as críticas e trabalhar em cima delas ! Nenhum de nós vai esquecer as indagações dos mentores. Temos certeza disso !

Agora no Domingo. Mas alguém dormiu gente ?

Acordamos todos tensos ! Dia da apresentação. Eu iria apresentar o pitch de 4 minutos. Precisávamos VOAR com a montagem dos slides, finalizar o nosso MVP, apresentar aos clientes dentre outros detalhes. A hora simplesmente voa ali dentro. 12:30 apresentei a prévia do que seria o pitch para os mentores. E…………. FUI BOMBARDEADA !

O primeiro mentor até que gostou, disse que eu apresentava bem, mas, o segundo.. (” NÃO ENTENDI NADA ! TUDO BAGUNÇADO, COMEÇOU FALANDO UMA COISA, TERMINOU COM OUTRA…NÃO !”) kkkkkk mas em nenhum momento isso deixou de motivar. Muito ao contrário.

Enfim ! chegou o horário de apresentar os pitches finais. Eu repeti minha apresentação umas 50 vezes pelo menos. Eu acho que nunca fiquei tão nervosa na minha vida rs

Em resumo galera, experiência TRANSFORMADORA ! Todos os pitches finais estão de parabéns. Nós não tivemos tempo de conhecer as outras equipes, mas após as apresentações, conhecemos muita galera gente boa. Enfim, quem não participou ainda, precisa demais entrar nesse mundo !

 

A nossa equipe ficou em segundo lugar e nós ficamos felizes demais !

Organização Startup Weekend São Luis 2017, vocês foram excelentes !!!! Teeeeeen powwwerrrrrrr !!!

Para essa equipe maravilhosa : NÓS DEMOS O NOSSO MELHOR, VOCÊS SÃO INCRÍVEIS. !

E você que participou ? comenta aí como foi a sua experiência 😉

Compartilhar: