Heello guys !!!

Que tal atualizar o resumo do nosso livro ? Preparados ? 😄

Hoje vamos resumir o que é pautado no livro sobre os  OBSTÁCULOS NA CONSTRUÇÃO DE UM MVP.

Bem, as questões em relações à obstáculos quando pensamos em construir nosso MVP é normalmente referente à questões legais, o receio com relação aos nossos concorrentes, o risco para a marca e o impacto sobre o moral.

Ele diz no livro que para as startups que precisam de proteção de patente, realmente existem desafios mais específicos na hora de lançar um produto inicial. Por isso, é essencial que os empreendedores procurem uma assessoria jurídica para garantir que entendem todos os riscos.

Os riscos legais podem até ser desencorajadores, porém, o medo maior é de que os concorrentes roubem as ideias da startup. Porém, a parte de ser uma startup é a quase impossibilidade de ter a ideia roubada ! Sendo ideia, empresa, produto..quando se é startup é quase impossível que a concorrência perceba você, nós. É importante saber também, que mais cedo ou mais tarde a concorrência irá aparecer.

A única maneira de vencer, é APRENDER (e não lançar) mais rápido que qualquer outro. (GRAVA ISSO !!!!)

Os MVP’s fornecem uma dose necessária de realidade e fazem-nos romper o campo de distorção da realidade. E isso é realmente desconfortável. Mas mesmo assim, os empreendedores de sucesso não desistem ao primeiro sinal de dificuldade e nem continuam até a catástrofe final ! Em vez disso, eles combinam de forma única, perseverança e flexibilidade. O MVP é apenas o 1º passo em uma jornada de aprendizagem.

  • MEDIR

Nessa parte o livro fala que a tarefa  da startup é montar seu Plano de Negócios com projeções de quantos clientes a empresa espera atrair, quanto custarão e quanta receita e lucro gastarão. Depois, medir rigorosamente onde ela está naquele momento (baseline), confrontando as duras verdades reveladas pela avaliação, e, em seguida criar experiências para descobrir como mover os números reais para mais perto do ideal refletido no plano de negócios.

“A CONTABILIDADE É A CHAVE DO SUCESSO.”

A contabilidade tradicional não é útil na avaliação dos empreendedores. As startups são muito imprevisíveis. Então, como saber se um produto está respondendo às mudanças feitas nele? Bem, os números globais terem aumentado talvez não seja um bom indicador para saber se uma startup está progredindo.

 

ABSORVERAMMMM AS DICAS DE HOJE ?  Na próxima, mais dicas. Gente, sério. É enriquecedor demais, vale suuuper a pena. Até maiss 😉

Compartilhar: